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ACTUALIDADE CA
REVISTA CRÉDITO AGRÍCOLA
SOMOS AGROGLOBAIS
O CA renovou o seu apoio à Agroglobal. E, como sempre,
teve presença notória no certame, o maior do País em par-tilha
de conhecimento na área do agro-negócio.
A Agroglobal tem vindo a consolidar-se como palco de
troca de valiosas experiências de agricultores, de contac-to
com novas tecnologias e de uma aposta na inovação.
A edição deste ano, realizada de 7 a 9 de Setembro, em
Valada do Ribatejo, no concelho do Cartaxo, não fugiu à
regra, voltando a colocar, presencialmente, todo o poten-cial
de uma grande feira agrícola. O sucesso muito se deve
a um valioso universo de parceiros e patrocinadores que,
ano após ano, caminham lado a lado com a organização.
Nessa linha de apoios, o CA voltou a patrocinar, pela oita-va
edição consecutiva, a Agroglobal, por nela reconhecer,
mais uma vez, um evento propulsor de novos negócios
que antecipam futuro. Como é seu timbre, a parceria do
CA ganhou visibilidade e notoriedade em várias frentes,
tendo como núcleo central um stand dedicado aos seus
Clientes, e à apresentação dos seus produtos e serviços.
Superado o formato virtual que marcou a edição anterior,
resultante da conjuntura pandémica, a Agroglobal regres-sou
ao conceito inovador, designado “Feira Viva”, gerando
inúmeras acções e trabalhos no âmbito da produção de
cereais – com destaque para o milho –, desde a mobili-zação
dos solos à colheita. O evento contou com as prin-cipais
marcas e Clientes da fileira agrícola – nas áreas da
sementeira, irrigação, equipamentos, agro-química, cor-recção
e transformação – e do sector leiteiro. Foi “o reen-contro
físico de toda a agricultura”, como fez questão de
assinalar Joaquim Torres, um dos promotores do certame,
sublinhando que “em Valada do Ribatejo, e após um ano
tão difícil, o sector falou a uma só voz!”.
EM REDE GLOBAL COM A DIÁSPORA
CA na primeira apresentação, na Suíça, da maior plataforma colabo-rativa
universal de negócios, que regista já 7.500 empresários de 126
países, com os respectivos mercados, incluindo Portugal, nos seus
horizontes.
A uma escala global, as novas funcionalidades digitais, como o Portal
do Investidor, exclusivamente direccionado a empresas e investido-res,
visando a promoção de novos negócios, e a Diáspora Business
Intelligence, que permite um conhecimento mais amplo das comu-nidades
residentes e das suas dinâmicas, potenciando a descoberta
de novos canais de comunicação, abrindo às empresas os caminhos
mais adequados a cada negócio e – ou – sector de actividade, foram
notas de destaque na primeira apresentação das “ferramentas” em
contexto da nova Rede Gobal da Diáspora. O evento, realizado a 7 de
Setembro, na Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Genebra,
contou com a presença do Crédito Agrícola, através do seu Escritório
de Representação naquela cidade helvética. No plano institucional,
o encontro registou, igualmente, a presença da secretária de Esta-do
das Comunidades Portuguesas, Berta Nunes; do embaixador de
Portugal em Berna, António Ricoca Freire; do representante perma-nente
de Portugal junto das Nações Unidas e outras Organizações
Internacionais em Genebra, embaixador Rui Macieira; do secretário-
-geral da Câmara de Comércio e Indústria Suíça-Portugal, Gregor
Zemp; da delegada comercial da AICEP – Agência para o Investi-mento
e Comércio Externo de Portugal, Ana Maria Rosas; e do di-rector
executivo da Fundação AEP – Associação Empresarial de
Portugal, Paulo Dinis. O interesse estendeu-se a vários empresários
suíços, que “vêem com bons olhos o investimento em Portugal”, a
par de empreendedores e negociadores portugueses com activi-dade
local consolidada, e que pretendem alargar os seus negócios
ao país de origem, bem como outros empresários nacionais que,
também por esta via, abrem novos horizontes para os respectivos
negócios. A Rede Global da Diáspora é um projecto promovido pela
Fundação AEP, apoiado por Portugal 2020 no âmbito do COMPETE
2020 – Sistema de Apoio às Acções Colectivas, e co-financiado pelo
Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.